terça-feira, 16 de junho de 2015

Como os Escandinavos "Mataram" o Larp para Salvá-lo

By às 11:06 AM - Sexta, 3 de Abril de 2015
Para o Boing Boing 


Quando a maioria das pessoas pensa em live-action role-playing, ou larp, eles imaginam homens lutando entre si com espadas de espuma na floresta. Mas.. e se o larp se parecesse mais com teatro de improviso: treze amigos sentados em torno de uma mesa, agindo como num jantar ou numa reunião de família? Em alguns lugares o larp já é assim.

Em 1999, um número de jogadores na cena escandinava de larp lançou um movimento experimental chamado Dogma 99. Seu objetivo era simples: "Nós queríamos matar o jogo", disse Eirik Fatland em um artigo no Hopes and Fears.

O nome do movimento foi uma referência ao Dogma 95, um movimento de cinema iniciado pelo diretor dinamarquês Lars von Trier, que incentivou a exclusão dos efeitos especiais. O manifesto Dogma 99 teve objetivos semelhantes, ou seja, tirar os elementos "superficiais" do larp e transformá-lo do que era uma simulação ao vivo de um jogo de mesa em uma experiência dramática mais imersiva.

O manifesto - cujo objetivo auto-proclamado era a "libertação" do larp - listava dez regras e restrições que incluíam não haver "plots centrais" que transformam alguns jogadores em personagens secundários, não haver representação indireta de objetos (como bastões de espuma serem utilizados como espadas), e não haver elementos de "jogabilidade" inspirados por jogos de RPG de mesa.

Embora o manifesto utilizasse certa linguagem forte - "nós procuramos a morte do larp 'mainstream'"  - seus criadores dizem que não foi uma chamada para a exclusão ou a destruição das experiências que muitos jogadores já usufruíam, mas sim uma provocação para ampliar os horizontes do larp como uma forma de arte: "A diversidade de eventos de larp deve ser tão vasta, que um único gênero ou grupo de gêneros não possa ser chamado de "mainstream". "Ele também tentou mudar o estereótipo do larp como  'uma atividade de jovens, um pouco geeks, brancos de classe média'. O recrutamento deve ter como objetivo todos os níveis da sociedade, especialmente os grupos onde esse recrutamento foi previamente escasso."

Nos anos que se seguiram, o Dogma 99 inspirou uma onda de experimentação criativa, incluindo não apenas experiências ao redor de uma mesa como em 13 à Mesa, mas jogando como refugiados em busca de asilo de guerras imaginárias, ou um larp na escuridão total, onde cada personagem era um fragmento da memória de uma mulher com amnésia.

Em última análise, o movimento Dogma 99 seguiu seu curso não porque ele falhou, mas sim porque foi bem sucedido - e, eventualmente, empurrou dramaturgos de larp para avançar para além de suas regras também. "Eu acho que talvez a maior mudança que o manifesto proporcionou tenha sido alterar a percepção do larp ... a ideia de um meio, uma forma de arte ou uma forma criativa que inclui, mas não é de forma limitada, o fandom," disse Fatland.


FONTE: BoingBoing - How Scandinavian players 'killed' LARPing to save it, http://boingboing.net/2015/04/03/larp-dogma-99.html

3 comentários:

  1. Boas, ando à procura do LARP em Portugal mas só consigo encontrar sites com longos periodos de inactividade ou artigos com alguns anos. O LARP está vivo em Portugal sequer? Conseguem indicar-me um grupo ou pessoal que faça e esteja disposto a falar sobre isso?

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,

    Estou no Brasil, mas tenho contato com alguns amigos portugueses do larp, sim!

    Dê uma olhada neste grupo do facebook:
    https://www.facebook.com/groups/larplx/

    Os loucos de Lisboa acho que é um larp em atividade:
    https://www.facebook.com/loucos.lisboa/

    E acho que uma das figuras mais ativas de lá atualmente é o Isaque Sanches:
    https://www.facebook.com/isaque.picao.sanches?fref=ts

    Uma boa dica também é conversar com o José Jácome:
    https://www.facebook.com/jcjacome.designer?fref=ts
    Está na Finlândia agora, a trabalho e estudo, mas creio ainda ser bem relacionado com a cena portuguesa.

    Se queres tu mesmo organizar alguma coisa, sugiro uma visita a página do Larp Brasil, que apesar do nome, é um apanhado de larpscripts em português:
    http://larpbrasil.blogspot.com/

    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  3. há também um sítio explicando o Loucos de Lisboa:
    http://www.loucos.pt/

    ResponderExcluir